Educação Infantil

Blog Image

Depois dos primeiros passinhos no Berçário, é hora dos nossos pequenos ganharem o mundo.

Assim começa a Educação Infantil da Sol da Vila: as crianças passam a interagir com diversos outros ambientes da escola, de acordo com sua turma:

O respeito, o afeto e a criatividade, são pilares que fundamentam o trabalho da nossa equipe. Nossos professores conduzem, ao mesmo tempo, o desenvolvimento de cada aluno e do grupo, tirando proveito da diversidade como oportunidade de crescimento para todos.

As salas são projetadas para estimular a autonomia e o bem-estar das crianças. Os móveis são adaptados à altura de cada faixa etária para que os alunos possam transformar simples ações do dia a dia, como pegar um livro na estante, em ações de aprendizagem.

Nossa equipe de professores propõe desafios reais e oportunidades de investigação, aproveitando o repertório amplo e diverso das turmas para incentivá-las a solucionar problemas.


Educação com afeto


Para nós, o estímulo não é suficiente para incentivar o aprendizado e desenvolvimento integral da criança. É preciso que ela se sinta segura, protegida, em um ambiente de afeto e amor.

Nossa equipe está 100% focada na construção desse ambiente. Professores, assistentes, coordenadora pedagógica e psicóloga: todos estão atentos às demandas das crianças e das famílias, viabilizando a atenção individualizada que é uma das nossas marcas registradas.

As salas das turmas do Infantil são projetadas para estimular a autonomia e o bem-estar das crianças. Amplas, arejadas, iluminadas, versáteis e confortáveis, são um convite a múltiplas atividades que permitem aprender brincando.

Ao longo da educação infantil as crianças precisam mudar de atividades sistematicamente para se manterem envolvidas e interessadas.

Por isso, construímos diversos ambientes que estimulam diferentes formas de expressão de cada aluno, ampliando as experiências de aprendizagem e desenvolvimento.

As refeições são feitas em conjunto, no Refeitório, que também é tratado como ambiente de desenvolvimento integral das crianças. Além de trabalhar a socialização, a interação, o respeito e a autonomia, é no Refeitório que elas tomam contato com os valores nutricionais dos alimentos e com a importância de formar bons hábitos alimentares.

O cardápio é elaborado diariamente por nossa nutricionista e privilegia a alimentação saudável e balanceada. Parte dos legumes, frutas e verduras, todos orgânicos, vem diretamente da fazenda que mantemos em Mococa, interior de São Paulo.


Aprender Brincando

Nossa abordagem educacional para a Educação Infantil parte do Aprender Brincando para desenvolver as diferentes habilidades das crianças (intelectuais, emocionais, motoras e sociais), contribuindo para a expansão das suas capacidades de comunicação, interação social, domínio do espaço físico e do próprio corpo, pensamento, ética e estética.

Também contamos com uma psicóloga especializada em desenvolvimento infantil, que dá suporte para a equipe pedagógica e auxilia na aproximação das famílias.

Para promover de fato o desenvolvimento integral das crianças da Educação Infantil – incluindo saberes e habilidades fundamentais para que elas desenvolvam relações saudáveis com elas mesmas e com o mundo – adotamos um conjunto de projetos de referência no segmento de educação:

Sistema de ensino que fornece as diretrizes do nosso projeto educacional. Além do material didático estimulante e que as crianças adoram, o projeto inclui a formação sistemática de coordenadores e professores.

Elaborado pelo Mathema, o Projeto Ciranda prepara as crianças para se conhecerem mais e interagirem melhor com o mundo. O desenvolvimento social e da identidade de cada criança respeita seu direito de brincar e de ser tratada com amor.

Fundamentado na Teoria da Inteligência Multifocal, desenvolvida pelo psiquiatra Augusto Cury, o programa promove a educação socioemocional no ambiente da escola, com benefícios para alunos, professores e famílias.

Por meio de histórias e dinâmicas, ele contribui para o processo de aprendizagem, a disciplina, as relações interpessoais dos alunos e motiva as famílias a contribuir para a formação integral das crianças.

 

 

*Educação Financeira

Entendemos que, se as crianças aprenderem os princípios Educação Financeira desde cedo, teremos uma nova geração mais consciente do uso dos recursos, menos consumista e imediatista. Temas importantes como orçamento, controle de recursos e consumo consciente aparecem em brincadeiras realizadas na sala de aula e em ambientes como a Mini-Cidade, onde as crianças brincam de fazer compras no supermercado e são provocadas a pensar nos temas acima.

 

*Inglês

Todos os dias, as crianças têm atividades em inglês, com professora especializada. Atividades direcionadas e divertidas as incentivam a desenvolver desde cedo habilidades de listening e speaking, de forma natural e prazerosa.

 

*Educação Física e Música

Durante a fase da Educação Infantil, as crianças têm enorme abertura e curiosidade de aprender a dominar o corpo e o espaço. Para estimular seu desenvolvimento motor e psíquico, oferecemos um conjunto de atividades, incluindo Educação Física e Música.

 

*Os horários de atividades curriculares são:

08h00 - 12h00 (matutino) e 13h00 às 17h00 (vespertino).


Para atender às necessidades das famílias, a escola funciona das 7h às 19h30 e fora das atividades curriculares é possível contratar outras atividades complementares.

No período complementar, as famílias têm acesso a um conjunto de atividades opcionais, direcionadas à faixa etária de cada turma: Robótica – Circo – Xadrez – Ballet – Yoga – Judô – Imersão em inglês

 


voltar